Idiomas | Languages

Roteiros Turísticos

Volta à Ilha de Tinharé

Saindo de lancha da Terceira Praia, em Morro de São Paulo, é possível fazer um do roteiros turísticos mais procurados. Com apenas vinte minutos de navegação, chega-se  nas águas cristalinas das piscinas naturais de Garapuá, ponto de parada para observação da rica vida marinha.  Navegando mais alguns minutos, o destaque são as piscinas naturais de Moreré. Fazer flutuação com snokell , nadar e curtir o sol são as pedidas por aqui. Este passeio incluí ainda parada na Ilha de Boipeba, nas praias da Cueira ou Tassimirim. Com uma caminhada de trinta minutos, passando por uma fazenda de produção de dendê , cajueiros e mangabeiras, além de lindos  coqueirais, chega-se à Vila de Boipeba. Aproveite a oportunidade para  visitar o inusitado Museu dos Ossos e conhecer um pouco mais da história da Igreja do Divino Espírito Santo.  Outra opção é seguir navegando pelo Rio do Inferno, passando por uma das maiores reservas de manguezais  do Brasil, até Canavieiras e/ou Tapuias para a degustar  ostras cruas ou gratinadas. No retorno, conhecer a cidade histórica de Cairu, Sede do arquipélago, é parada obrigatória. Caminhe entre o casario colonial até o Convento de Santo Antônio, fundado em 1654, uma obra prima do barroco brasileiro.

 

Bainema e Moreré

Este outro roteiro especial , que também tem saída da Terceira Praia, em Morro de São Paulo, é para quem gosta de sossego e tranquilidade.  Navegando 50 minutos, chegamos nas belas piscinas de Bainema para observar a vida marinha, mais 5 minutos e estamos na deserta  e paradisíaca praia de Bainema.  Aprecie a natureza e o silêncio deste lugar mágico. Navegando mais um pouquinho, chega-se a deslumbrante Moreré.  Nesta vila de pescadores, para cada lugar que você olhar verá um cenário único.  Moreré também é ponto de parada para o almoço, aprecie os frutos do mar e a culinária típica da região.  De lancha, siga o passeio passando pelas praias da Cueira, Tassimirim e Boca da Barra, seguindo pelo Rio do Inferno, avistando uma das maiores reservas de manguezais do Brasil. Estique até  Tapuias ou Canavieiras para experimentar as ostras cruas ou gratinadas. Retorne desfrutando o entardecer, aproximando-se do pôr do Sol, passando por Cairu, Galeão e Gamboa.

 

Ponta dos Castelhanos e Cova da Onça

Saindo da Terceira Praia, em Morro de São Paulo, navegamos por cerca de 1 hora até Ponta dos Castelhanos, uma das mais belas da Ilha de Boipeba, perfeito para quem gosta de praias calmas e sem grande fluxo turístico. om o ecossistema bastante preservado, é ideal para caminhadas e para o mergulho com snokel durante a maré baixa nas pequenas piscinas que se formam entre os recifes e bancos de areia. Aqui, em 1535, a nau capitanea comandada por Simão de Alcázoba que fazia parte de uma armada espanhola que tinha com o objetivo a colonização de terras, naufragou os bater nos recifes. Assim surgiu o nome do lugar. A segunda parada do passeio é em um bando de areia no meio do bar, desfrute das frutas tropicais, dos drinks e sucos refrescantes. No hospitaleiro povoado de Cova da Onça,se delicie com os frutos do mar e conheça um pouco mais das muitas lendas que dão nome ao lugar.

Galeão

 

Este é um roteiro que exige pouca navegação. Vamos sair da Terceira Praia, em Morro de São Paulo, contornar a Ilha da Saudade e a secular Fortaleza do Morro, passar pelas praias do Porto de Cima,Ponta da Pedra e Alambique. A primeira parada é na Coroa do Meio, um banco de areia localizado entre a Gamboa e Ponta do Curral. Aqui você vai se sentir em uma ilha deserta, aproveite a maré baixa e curta a experiência. Navegando apenas 15 minutos, estamos na vila de pescadores do Galeão, rico em cultura, Mata Atlântica e vastos manguezais, além de uma rica culinária própria. Peça o almoço, enquanto aguarda visite o galpão aonde é armazenada a piaçava, matéria prima para artesanato e vassouras, observe os catadores que separam a fibra do bagaço. Os estaleiros de construções de barcos de madeira são outra atração, faça um passeio em uma das canoas construídas pelos hábeis carpinteiros da localidade. Relaxe após o almoço aproveitando a paisagem e siga para uma caminhada de 50 minutos na Mata Atlântica até a lagoa Caticanga, ponto de parada para um refrescante mergulho. Encerre o passeio no mirante da Igreja de são Francisco Xavier, uma das mais belas vistas de todo município, de lá aviste as falésias na Gamboa e o Morro de São Paulo.

 

Garapuá off road

 

 Saindo de carro do Receptivo da Segunda Praia, em Morro de São Paulo, vamos encarar uma aventura off road até a paradisíaca Garapuá. Bromélias, orquídeas, sempre-vivas, pés de piaçava e dendê compõem uma paisagem deslumbrante pelo caminho. Mais de 1,5km de uma baia em formato de concha cercada por coqueirais formam uma praia de beleza única, além de excelente para praticar esportes náuticos, com piscinas naturais de águas cristalinas com temperatura agradável. Aqui você encontra vários passeios ecológicos, entre eles o passeio de canoa pelos manguezais da Ponta do Panã, por ser um grande produtor natural de lambreta, o fundo do rio não é de lama e sim de calcário. Para quem quer um pouco mais de agito, o bar flutuante com drinks variados é uma boa opção.

 

Gamboa

 

Saindo de barco da Terceira Praia, em Morro de São Paulo, a primeira parada será na Ilha do Caitá, local de plana vida marinha, para um mergulho livre. Navegando mais um pouco, contornamos a Ilha da Saudade, Segunda e Primeira Praias, Fortaleza do Morro, Ponta da Pedra e Praia do Alambique até as falésias da Gamboa. Aqui a pedida é o famoso banho de argila, seja só por diversão ou pelas propriedades terapêuticas. Desfrute da praia, afinal o nome Praia Linda não é a toa. Uma boa infraestrutura de restaurantes e barracas asseguram excelentes serviços. Siga de barco até a Cora do  Meio e Ponta do Curral, as praias desertas valem a experiência.

Quinta Praia (Praia do Encanto)

Morro de São Paulo tem um lado pouco conhecido, muito além das festas badaladas e agitos da Segunda Praia. Saindo de charrete ou de cavalo da Quarta Praia é possível desbravar quilômetros de praias tranquilas, praticamente desertas,  até as alcançar as areias brancas cercadas por coqueirais e manguezais da Quinta Praia, também conhecida como Praia do Encanto.

© Todos os Direitos Reservados - Prefeitura de Cairu

Acompanhe as novidades