Idiomas | Languages

Esportes e Aventuras

As águas mornas e cristalinas, além da natureza preservada do município - arquipélago de Cairu possibilitam a prática de vários esportes ao ar livre. Encontre a modalidade que mais lhe agrada e aproveite para liberar endorfina.

 

Tirolesa

 

Se você gosta de adrenalina, bem vindo à Tirolesa do  Morro de São Paulo. Uma das maiores do Brasil,com 57 metros de altura e percurso de mais de 300 metros, o equipamento fica localizado próximo ao Farol e a descida oferece uma visão panorâmica das principais praias da localidade.

 

Mergulho

 

As piscinas naturais da Quarta Praia, Garapuá, Moreré e Bainema são ideais para prática do mergulho só com snorkel e pé de pato. Para quem quer se aventurar em águas um pouco mais profundas, a Primeira Praia, em Morro de São Paulo, é perfeita para o mergulho com cilindro de oxigênio. As águas cristalinas permitem  a observação  da vida marinha bastante preservada.

Cavalgada

 

Na Quarta Praia, em Morro de São Paulo, é possível alugar cavalos e curtir uma cavalgada pelas areias da Praia do Encanto ou mesmo até Garapuá, um cenário inesquecível em pleno contato com a natureza.  Observar a Mata Atlântica de perto é pedida para quem escolher cavalgar pelas trilhas de Boipeba até Moreré ou Cova da Onça.

Vela

 

Os bons ventos que sopram em Morro de São Paulo  atraem velejadores de diversos cantos do país. Dependendo das condições, é possível navegar de Gamboa, onde fica o Clube de Vela, até Garapuá.  Os ventos fortes predominam no inverno, atraindo também os adeptos do windsurf.

 

Canoagem

 

As águas tranquilas da Gamboa e os inúmeros canais entre os manguezais de Boipeba são excelentes para prática da canoagem. Dá para chegar bem perto da vegetação e observar os caranguejos, aratus e outras, além das aves mariscando.

 

Futevôlei

 

O futevôlei é um dos esportes mais praticados no arquipélago. Seja próximo a ponte da Gamboa, na Segunda Praia em Morro de São Paulo ou na praia da Boca da Barra em Boipeba, você certamente achará uma rede montada. É só se juntar a galera e curtir a diversão.

 

Surf

 

Pouca gente sabe, mas o surf também é praticado em Morro de São Paulo, na Primeira Praia. O melhor ponto é na altura da Pedra do Moleque. Antes de cair na água, vale a pena buscar orientações com os nativos, uma vez que há muitas pedras e formações de corais na área. A época ideal para a prática do esporte é no inverno, entre os meses de junho e setembro. A Praia da  Cuieira, na Ilha de Boipeba, é outro pico ideal para os amantes das ondas. 

 

Corrida

 

Em Morro de São Paulo, correr na praia é sempre possível na maré baixa. Destaque para a extensão da Quarta Praia e o caminho para Gamboa. A extensão da praia de Garapuá também é propicia para os adeptos da corrida.

 

Caminhadas Ecológicas

 

O município- arquipélago de Cairu possui inúmeras trilhas ecológicas nas quais é possível ficar bem próximo da natureza. As mais conhecidas são as da Praia da Boca da Barra até a Praia da Cueira e Tassimirim, em Boipeba,e a trilha Morro de São Paulo para Gamboa, passando pelo Porto de Cima. É importante sempre procurar orientações dos guias locais credenciados antes de fazer qualquer trilha. No mais, é aproveitar a caminhada e curtir o passeio.  

 

Stand Up

 

As características naturais das águas tranquilas do arquipélago são bastantes propicias para o stand up. Quem quiser praticar ou mesmo se aventurar pela primeira vez encontrará facilmente equipamento para alugar nas Segunda e Terceira Praia em  Morro de São Paulo e também na Gamboa.

© Todos os Direitos Reservados - Prefeitura de Cairu

Acompanhe as novidades