Idiomas | Languages

Avistamento de Baleias Jubarte

Bastou chegar o mês de julho e é possível notar a presença das baleias jubarte  em Morro de São Paulo e Boipeba. Os mamíferos marinhos, que vêm da Antártida para o litoral brasileiro se reproduzir e acasalar, costumam fazer parte do cenário da costa da Bahia no inverno e primavera. Isso porque as águas são quentes e mais favoráveis à reprodução e amamentação de suas crias.

 

Em média, os filhotes medem quatro metros e pesam 1,5 tonelada. Já os adultos, chegam a 16 metros de comprimento e até 40 toneladas - o que equivale ao peso de oito elefantes juntos. O tamanho e a beleza dos animais explica o interesse dos turistas, que podem ver acrobacias e saltos nos quais as baleias chegam a expor até dois terços do corpo. Em Morro de São Paulo é possível contratar operadoras de passeios credenciadas para realizar o avistamento. É preciso seguir algumas regras de respeito aos animais, tais como: não deixar o barco se aproximar a menos de 100 metros das baleias; desligar as hélices do barco durante o período de observação; não permanecer mais de 30 minutos próximo às baleias e respeitar o limite de velocidade.

 

Todas as  embarcações também devem ter sempre um biólogo a bordo que, além de coletar informações para pesquisas, ajuda a orientar os turistas e tripulantes.

É importante lembrar que não existe uma garantia de encontrar baleias em todos os passeios, já que se estar no habitat natural delas.

© Todos os Direitos Reservados - Prefeitura de Cairu

Acompanhe as novidades